"Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas, mas nenhuma delas é cubana." FIDEL CASTRO

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

POROS PARA SÃO PAULO RESPIRAR: Eis uma solução!



Se a Região Metropolitana de São Paulo implantasse um PROGRAMA DE DESIMPERMEABILIZAÇÃO acabaria o eterno drama das enchentes.

Se não podemos domar o ciclo da natureza, é melhor tentar andar junto com ela.

O Programa consistiria em desimpermeabilizar 15% de toda a área impermeabilizada da região.

Como?

1 . Implantação de MILHÕES DE PINOS DE DRENAGEM (semelhantes a buchas, só que de ferro e com cravos invertidos para evitar que fossem retirados/furtados) em todas as ruas, avenidas e calçadas da região, para auxiliar na absorção das águas pluviais o que diminuiria consideravelmente a vazão para o escoamento nas redes de galerias e canais.

2 . Desimpermeabilizar ao máximo todas as praças, parques e espaços públicos.

3 . Obrigar, através de leis municipais, as indústrias, empresas, condomínios e casas a terem um determinado percentual das suas áreas territoriais desimpermeabilizadas.
Ou seja, ao invés de imensos pátios e estacionamentos calçados totalmente impermeabilizados se utilizaria a brita e canteiros ajardinados. Nos condomínios também se obrigaria a terem um percentual em brita e vegetação. E nas casas também se obrigaria a voltarem a ter quintal e/ou jardim.

4 . Toda indústria, empresa, condomínio e casa seria obrigada a ter uma caixa coletora de água pluvial que seria utilizada para uso sanitário, de limpeza e jardinagem. Caixa esta que seria esvaziada nas horas em que o sistema de drenagem não estivesse sobrecarregado.

5 . A tudo isto se somaria uma limpeza e desobstrução permanente dos bueiros, galerias e canais, e, também nos Pinos de Drenagem.


A sabedoria ensina que quando estamos sendo arrastados por uma correnteza no mar devemos nadar na sua direção para poder contorna-la e não nadar contra ela.

Eis uma solução mais barata e duradoura, só que não rende as licitações bilionárias para as grandes construtoras e indústrias, muito menos as propinas...

2 comentários:

  1. Poderia se construir um túnel por baixo da cidade de São Paulo semelhante a Cidade de Paris (França). A água pluvia sairia de São Paulo por esse túnel em vez de se direcionar toda a água da chuvas para os Rios Pinheiros e Tietê.

    ResponderExcluir
  2. Soluções há para as enchentes, os engarrafamentos no trânsito... e todas as demais catástrofes. Mas a intelectualidade demotucana que desgoverna São Paulo e seus "choques de gestão" até agora nada conseguiram. Aliás, no alto da Serra do Mar, caminho para a Baixada Santista, há um trecho que virou uma verdadeira cidade, pendurada nas encostas, bem próximo da rodovia... O dia em que aquilo lá vier abaixo, vai ser um "deus-nos-acuda"!... E a tucanagem, entra governo, sai governo, nada faz de consistente... só sabe criar pedágio e "trololar"... Abraços.

    ResponderExcluir