"Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas, mas nenhuma delas é cubana." FIDEL CASTRO

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

WikiLeaks confirma: Honduras foi apenas isso: UM GOLPE ILEGAL




“Em documento do Wikileaks, embaixador dos EUA diz que golpe em Honduras ‘foi ilegal’”


do Opera Mundi

Em meio à série de documentos confidenciais de embaixadas norte-americanas ao redor do mundo, revelada pelo site WikiLeaks neste domingo (28/11), um diz respeito diretamente a Honduras. O embaixador no país em 2008, Hugo Llorens, comenta em um dos arquivos um mês após o início da crise institucional no país centro-americano que, sem dúvidas, “os militares, a Corte suprema e o Congresso Nacional conspiraram no dia 28 de junho no que constituiu um golpe ilegal e inconstitucional contra”, o ex-presidente Manuel Zelaya. Washington não admitiu imediatamente que houve um golpe em Honduras, ao contrário da maioria dos países da região.




Llorens acrescenta no documento que “não importando as acusações que pesavam sobre Zelaya, sua saída forçada de Honduras foi claramente ilegal e a entrada de [Roberto] Micheletti como ‘presidente interino’, foi totalmente ilegítima”. A embaixada afirma nas mensagens que os argumentos dos “defensores do golpe do dia 28 de junho” são “muitas vezes ambíguos”, e Llorens diz ter consultado “especialistas em legislação em Honduras”, mas afirma entre parênteses que “(não pode encontrar uma visão profissional não tendenciosa em uma Honduras com um clima politicamente pesado)”.

No texto revelado pelo WikiLeaks, a embaixada em Honduras reconhece que nunca foi demonstrado que o presidente Zelaya havia burlado a lei e afirma que o argumento de que tentava se prolongar no poder era uma suposição. O documento, revelado pelo jornal The New York Times, mostra que os argumentos apresentados por Micheletti e pelos militares e políticos golpistas “não tinham qualquer validade substancial” e que “alguns são abertamente falsas”.

Entre os destinatários estão o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, e o assistente especial de Barack Obama e diretor para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, Dan Restrepo.

Poucos meses após o golpe, a secretária de Estado, Hillary Clinton, restabeleceu as relações com Tegucigalpa e reativou novamente a ajuda financeira para o presidente Porfírio Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário