"Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas, mas nenhuma delas é cubana." FIDEL CASTRO

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DEMOCRACIA OU PLUTOCRACIA COM CORPORATIVISMO?



VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA OU NUMA PLUTOCRACIA COM CORPORATIVISMO?

Quero fazer uma abordagem sobre o assunto, a começar pelos significados destes termos:

DEMOCRACIA

Rubrica: política.
1 - Governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania.

2 - Sistema político cujas ações atendem aos interesses populares.

3 - Governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade.

4 - Sistema político comprometido com a igualdade ou com a distribuição equitativa de poder entre todos os cidadãos

5 - Governo que acata a vontade da maioria da população, embora respeitando os direitos e a livre expressão das minorias



PLUTOCRACIA

1 - A influência ou o poder do dinheiro; argentarismo

2 - Rubrica: sociologia.
Exercício do poder ou do governo pelas classes mais abastadas da sociedade

3 - Rubrica: sociologia.
A influência dos ricos ou do dinheiro na sociedade ou no governo


CORPORATIVISMO

Rubrica: sociologia, política.

1 - Doutrina que considera os agrupamentos profissionais como uma estrutura fundamental da organização política, econômica e social e preconiza a concentração das classes produtoras em forma de corporações tuteladas pelo Estado

2 - Derivação: por extensão de sentido.
Defesa exclusiva dos próprios interesses profissionais por parte de uma categoria funcional; espírito de corpo ou de grupo

...


Após a leitura dos significados chego a quase me contentar com a idéia de que é melhor viver numa democracia plutocrática e corporativa do que naquela ditadura em que vivi entre os anos de 1964 e 1985.

Mas, não é o menos ruim que eu quero e sim o que eu e todo o povo brasileiro tem direito.

Temos muito que avançar para que possamos realmente dizer somos iguais em direitos e deveres, independente de credo, raça, berço, bolso, profissão e ideologia.

Avançamos muito nos últimos 25 anos (1985-2010), mas a desigualdade e a impunidade ainda são grandes no nosso país.

Até quando em nome da tal presunção de inocência, teremos que conviver com criminosos COM DINHEIRO PARA PAGAR BONS ADVOGADOS a protelarem o trânsito em julgado com recursos e habeas corpus?

Até quando vamos assistir policiais que matam e roubam, protegidos pelo CORPORATIVISMO HERDADO DOS TEMPOS DA DITADURA, sendo punidos com serviços administrativos, afastamentos remunerados e prisões em estabelecimentos exclusivos para criminosos de farda?

Até quando vamos tolerar juízes, procuradores e promotores corruptos e criminosos serem punidos com a APOSENTADORIA COMPULSÓRIA?
Ou mesmo embriagados cometerem crimes e se recusarem a prestar depoimentos invocando as IMUNIDADES E PRERROGATIVAS DO CARGO?

Por que tudo que é contratado e pago com dinheiro público tem que ser superfaturado e de qualidade duvidosa, os prestadores e fornecedores agem com descaso e não passam pelo devido acompanhamento e ATESTO quanto ao recebimento e execução.
Tomemos como exemplo os serviços de asfaltamento das estradas e vias urbanas: segundo especialistas no assunto a vida útil do asfalto É DE CINCO ANOS e no entanto ele não chega a ter uma durabilidade de UM ANO!
As benfeitorias e manutenções prediais parece que são feitas com uma mistura de sal de frutas pois logo se deterioram.
Os fornecimentos de refeições e merendas para hospitais, cadeias, presídios, escolas, creches, etc., desde há muito que é de conhecimento público que são de qualidade ingerior.
Quando são investigados e mesmo instalados processos sempre não dão em nada.

No que resultou a FARRA DAS PASSAGENS NO CONGRESSO?
E como ficam as comprovações das VERBAS INDENIZATÓRIAS?

No dia 14/01/2011 assistimos a um CARTOLA DO PMDB alegar como defesa para os “supostos desvios de QUINHENTOS MILHÕES” da FUNASA que: “ATÉ NO VATICANO EXISTE CORRUPÇÃO!”.
E que temos nós brasileiros a ver com a CORRUPÇÃO MILENAR DA IGREJA CATÓLICA?

As entidades de classe dos advogados e médicos, entre tantas outras, não estão nem aí para a exigência do cumprimento dos juramentos dos seus profissionais, e, muito menos para a defesa dos direitos do povo brasileiro que estão relacionados com as suas áreas de atuação!

De uma forma quase que generalizada os três poderes da nossa democracia e a dita sociedadae organizada não estão nem aí para a defesa do UM SISTEMA POLÍTICO COMPROMETIDO COM A IGUALDADE E COM A DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE PODER ENTRE TODOS OS CIDADÃOS.


“Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Giberto! ser gauche na vida.”

“Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo, vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.”(Carlos Drummond de Andrade)

Um comentário:

  1. Eu já havia lido este post... Ele é abrangente, abarca a corrupção e impunidade em todas as esferas públicas. Não é fácil pra nenhum governante fazer a faxina geral necessária. Mas é preciso dar início. Nem saberia por onde começar. Acho que a internet ajuda muito, colocando tudo às claras o tempo todo. Haja vista os políticos nordestinos que não foram reeleitos... Jereissati e outros. Mas continuo achando que o problema maior está no Judiciário, um poder elitista, fechado, que inclui a Polícia, ou seja, poder armado. Aí desequilibra para o cidadão... O Judiciário, além de abrigar corrupção interna, compactua com criminalidade em outras esferas da sociedade. Não é fácil. Lula nem quis encarar essa... não por medo, mas porque desestabilizaria o governo dele... Vamos ver o que a presidenta Dilma e seu ministério podem fazer a propósito. Abraços.

    ResponderExcluir