"Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas, mas nenhuma delas é cubana." FIDEL CASTRO

terça-feira, 26 de abril de 2011

"O DÓLAR TEM OS DIA CONTADOS", diz jornalista suiça.



Li agora e achei interessantíssima a matéria publicada pelo site Swissinfo com a jornalista de economia Myret Zaki.

Ela apresenta uma visão que, aqui, é muito raro encontrar quem tenha coragem de sustentar. E que é indispensável para entender os movimentos da economia, porque os analista, em geral, continuam sustentando o discurso que a crise de 2008 demonstrou ser insustentável.

As evidências, porém, são muito forte e, por isso, vão começando a surgir as vozes que dizem, como na fábula, o que não se quer ver: o rei está nu!
Transcrevo alguns trechos da matéria e da entrevista de Zaki:

“A moeda americana se transformou na maior bolha especulativa da História e está condenada a uma forte queda. Os ataques contra o euro são apenas uma cortina de fumaça para esconder a falência da economia americana, defende a jornalista suíça Myret Zaki em seu último livro.


“A queda do dólar se prepara. É inevitável. O principal risco no mundo atualmente é uma crise da dívida pública americana. A maior economia mundial não passa de uma grande ilusão. Para produzir 14 trilhões de renda nacional (PIB), os Estados Unidos geraram uma dívida de mais de 50 trilhões que custa 4 trilhões de juros por ano.”

O tom está dado. Ao longo das 223 páginas de seu novo livro, a jornalista Myret Zaki faz uma acusação impiedosa contra o dólar e a economia americana, que considera “tecnicamente falida”.

A jornalista se tornou, nos últimos anos, uma das mais famosas escritoras de economia da Suíça. Em seus últimos livros, ela aborda a situação desastrosa do banco suíço UBS nos Estados Unidos e a guerra comercial no mercado da evasão fiscal. Na entrevista a seguir, Myret Zaki defende a tese de que o ataque contra o euro é para desviar a atenção sobre a gravidade do caso americano.

Swissinfo.ch: A Senhora diz que o crash da dívida americana e o fim do dólar como lastro internacional será o grande acontecimento do século XXI. Não seria um catastrofismo meio exagerado?

Myrette Zaki: Eu entendo que isso possa parecer alarmista, já que os sinais de uma crise tão violenta ainda não são tangíveis. No entanto, estou me baseando em critérios altamente racionais e factuais. Há cada vez mais autores americanos estimando que a deriva da política monetária dos Estados Unidos conduzirá inevitavelmente a tal cenário. É simplesmente impossível que aconteça o contrário.

Swissinfo.ch: No entanto, esta constatação não é, de forma alguma, compartilhada pela maioria dos economistas. Por quê?

MZ: É verdade. Existe uma espécie de conspiração do silêncio, pois há muitos interesses em jogo ligados ao dólar. A gigantesca indústria de asset management (investimento) e dos hedge funds (fundos especulativos) está baseada no dólar. Há também interesses políticos óbvios. Se o dólar não mantiver seu estatuto de moeda lastro, as agências de notações tirariam rapidamente a nota máxima da dívida americana. A partir daí começaria um ciclo vicioso que revelaria a realidade da economia americana. Estão tentando manter as aparências a todo custo, mesmo se o verniz não corresponde mais à realidade.
 
 
Swissinfo.ch: Não é a primeira vez que se anuncia o fim do dólar. O que mudou em 2011?

MZ: O fim do dólar é realmente anunciado desde os anos 70. Mas nunca tivemos tantos fatores reunidos para se prever o pior como agora. O montante da dívida dos EUA atingiu um recorde absoluto, o dólar nunca esteve tão baixo em relação ao franco suíço e as emissões de novas dívidas americanas são compradas principalmente pelo próprio banco central dos EUA.

Há também críticas sem precedentes de outros bancos centrais, que criam uma frente hostil à política monetária americana. O Japão, que é credor dos Estados Unidos em um trilhão de dólares, poderia reivindicar uma parte desta liquidez para sua reconstrução. E o regime dos petrodólares não é mais garantido pela Arábia Saudita.

Swissinfo.ch: Mais do que o fim do dólar, a Senhora anuncia a queda da superpotência econômica dos EUA. Mas os Estados Unidos não são grandes demais para falir?

MZ: Todo mundo tem interesse que os Estados Unidos continuem se mantendo e a mentira deve continuar por um tempo. Mas, não indefinidamente.

Ninguém poderá salvar os americanos em última instância.

São eles quem terão que arcar com o custo da falência.

Um período muito longo de austeridade se anuncia. Ele já começou.
Quarenta e cinco milhões de americanos perderam suas casas, 20% da população sairam do circuito econômico e não consomem mais, sem contar que um terço dos estados dos EUA estão praticamente falidos.

Ninguém mais investe capital no país.

Tudo depende exclusivamente da dívida (americana).

4 comentários:

  1. Eu não entendo nada de economia. Nem de sistema financeiro internacional. O que posso dizer é que aguardo ansiosamente pela Queda do Império Americano. Todos os impérios ruíram ao longo da História. O Império Romano. O Império Britânico. O Americano já iniciou sua decadência décadas atrás e continua ruindo. O problema é que os estilhaços e os destroços do desastre vão certamente atingir milhões de inocentes cidadãos.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que uma cesta de moedas de países que estão em comércio entre si, tipo China e Brasil, onde a moeda física brasileira serviria para pagamento de lastro de operações e transações eletrônicas entre eles, e vice-versa.
    O câmbio mundial deve aceitar moedas das nações do BRICS, como forma de alavancar a economia mundial. Detalhe: Até hoje nenhuma casa de câmbio no mundo tem cotação e aceita o Real como moeda para troca e conversão na moeda local, inclusive para ser gasta no próprio país, gerando mão-de-obra e renda.

    ResponderExcluir
  3. Só não confundam a queda da economia americana com a queda de poder das empresas e bancos americanos. eles tem tentáculos por todo o planeta. Quem está falido é o governo e o povo americano mas, um grupo de empresas ditas americanos (inclusive muitos bancos) irão migrar para outras praças e deixarão o povo americano ficarão responsáveis de resgatar o país. Essas grandes empresas ficam no país enquanto ainda ouver sangue para drenar!!!!

    ResponderExcluir
  4. O povo sempre perde...numa situação problema ...

    ResponderExcluir