"Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas, mas nenhuma delas é cubana." FIDEL CASTRO

sábado, 21 de agosto de 2010

OS 3 PADRÕES (de manipulação?) DAS PESQUISAS IBOPE E DATAFOLHA

OBSERVAR OS GRÁFICOS DO POST ANTERIOR (A Boca do Jacré)



Conduta 1: Ampliar a vantagem de Serra
Esse padrão perdurou até o momento em que o Movimento dos Sem-Mídia (MSM) reivindicou ao Ministério Público investigação dos 4 maiores institutos de pesquisa: os dois supra citados mais Vox Populi e Sensus. Após saber que seriam investigados, DataFolha e IBOPE passaram a admitir que Dilma estava empatada com Serra. No gráfico, basta observar o “salto” que faz a curva de Dilma após a representação judicial do MSM.


Conduta 2: admitir empate e ‘segurar’ esse empate
Nesse momento, sabendo que seriam alvo de investigação, IBOPE e DataFolha passam a mostrar resultados um pouco mais condizentes com aquilo que Vox Populi e Sensus já vinham mostrando: Dilma tinha empatado com Serra e, como vinha numa ascendente, em breve o ultrapassaria. Porém, como veremos, há após isso uma “teimosia” em admitir a ultrapassagem de Serra por Dilma.

Essa teimosia tinha motivos: impedir a fuga de doações da campanha de Serra. Ninguém quer doar para um candidato que irá perder. Assim, era preciso manter Serra como um candidato competitivo. Nesse processo se destacaram as operações midiáticas para salvar o tucano paulista.

Nesse ínterim, Eduardo Guimarães, presidente do MSM, nos informava que a PF centraria suas investigações nessas estranhas pesquisas IBOPE e DataFolha. Ao mesmo tempo, o Vox Populi já passava a mostrar Dilma à frente de Serra, numa situação que já não mais seria possível considerar empate técnico.


Conduta 3: igualar-se a Vox e Sensus
O IBOPE de 20-22 de junho foi o primeiro dos dois institutos suspeitos a “cantar” a liderança de Dilma. Em seguida, percebe-se que ambos elevam Serra à casa dos 39, 38%. No gráfico se vê a “barriga” que a curva de Serra faz entre o IBOPE de 20-22 de junho até o IBOPE de 26-29 de julho.

Só que à essa altura, Dilma já começava a abrir distância significativa, de quase 10 pontos. Além disso, a investigação da PF e MP, somada à blogosfera e twitter repercutindo as manipulações, o conseqüente risco de perda de credibilidade, e especialmente a falta de competitividade da candidatura Serra, tudo isso foi suficiente para que DataFolha e IBOPE deixassem de favorecer o tucano. Ao menos por enquanto…

É significativo o fato de que o DataFolha foi o último instituto a “abandonar Serra”. Isso nos diz muito sobre a Folha de São Paulo.

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