"Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas, mas nenhuma delas é cubana." FIDEL CASTRO

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

MEUS VOTOS DE ANO NOVO

O que é um Ano Novo?
Posso desejar um feliz ano novo?

Bem sei que jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos.

Será um desejo, uma cópia de velhos adágios ou uma utopia?

Mas vejo que a utopia sempre está no horizonte.
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.

Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais o alcançarei.

Para que serve a utopia então?

Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.

Tenho então a obrigação de romper com o velho hábito da obediência.
Em vez de obedecer à história, inventá-la e reinventá-la.

Ser capaz de imaginar um futuro realmente novo, e não simplesmente de aceitá-lo.

Para isso é preciso revoltar-se contra a herança colonial imperialista, romper com essa cultura de impotência que diz que você é incapaz de fazer, por isso você tem que comprar feito.

Que diz que você é incapaz de mudar, que aquele que nasceu, como nasceu vai morrer.

É preciso o que é realmente novo, a utopia e a revolta.
Porque se não for dessa forma não temos nenhuma possibilidade de viver uma vida nova.

Caminhante não há caminho, se faz caminho ao andar.

E mesclando Camões com Galeano, desejo a todos um FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário