"Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas, mas nenhuma delas é cubana." FIDEL CASTRO

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O QUE É VIVER?

AUTOR - Celso Batista Inácio

LIVRO - O Poder das suas Palavras


Viver é falar à vida, expressar a vontade que temos, sentir o que expressamos como uma realidade e ter com ela uma experiência.

Na verdade, viver é sentir o sabor que nós mesmos damos ao que criamos.

O sabor, a dimensão e a qualidade das nossas palavras nos garantem experiências reais, em que nós mesmos iremos sentir o significado de cada uma de nossas expressões.

Nós sempre vivemos experimentando as próprias expressões tornadas realidades. A palavra é uma forma de expressão do ser (do que eu sou).

Quando eu me manifesto e uso "palavras", tenho o objetivo de produzir com elas, ou a partir delas, "um efeito". O efeito que eu quero produzir poder ser identificado pela palavra ou "combinação de palavras" que uso.

A expressão "me manifesto" também traz em si mesma um "significado".
Em uma colocação diferente, poderia também dizer "eu manifesto a mim" por minhas palavras.

Eu sou um ser, a mais do que o entendimento comum de "ser" (substantivo) eu, sou um "ser" (verbo), sou alguém que é muitas coisas, tantas quantas eu possa dizer que "eu sou".

Então, o dito bíblico "eu sou o verbo" corresponde a uma afirmação: eu sou aquilo que afirmar que sou, que sei fazer, que vejo. Se eu sei falar, eu sou a palavra, vou por ela a meus destinatários e neles farei a minha morada.

Se ao me manifestar eu tenho uma intenção, então, nesse momento, a minha palavra assume um papel específico: ser "uma causa".

Quando ela chega ao seu destino, assume outro papel, exerce a função de agente transformador e, no "ambiente" onde se fixar a gerar qualquer transformação, ela se faz "efeito".

A visão integral do que representa uma palavra é: ela é ao mesmo tempo, uma causa, um agente, um poder e um efeito.

A palavra é um "desdobramento do meu ser". Eu estou vivo em cada uma de minhas palavras; as pessoas que as ouvem e as absorvem se tornam contidas de mim, de uma parte do que "eu sou".

Eu vivo em cada pessoa com quem me relacionei durante toda a minha vida; e cada um dos meus antepassados, com quem estive, vive em mim.

Eu, da mesma forma, recebo palavras que têm vida.

Se as absorvo, permito que a pessoa que se manifestou se torne parte de mim.

Nas minhas palavras está o meu "espírito", e nas palavras do outro está o seu espírito.

O caráter de quem a manifesta. Palavras formam, modelam e mudam o "caráter" das pessoas.

Ainda que saiam de nós, elas nunca nos deixam, por isso estamos irremediavelmente ligados aos seus efeitos.

Tudo o que conhecemos e que podemos expressar de alguma forma faz parte de nós e, ainda que nos comuniquemos para outra dimensão, ela nos retornará o mesmo sentimento que por ela enviamos.

Nós estamos completamente vinculados ao universos onde nos expressamos porque um pouco de nós o constitui também.

Temos vivido e nos expressado, e dessa "expressão" temos colhido amargos ou apimentados sabores, em alguns casos uma combinação exótica de sabores ruins.

A única razão disso tudo é o emprego incorreto das palavras. Em geral, ninguém está realmente certo de que a própria expressão é o poder, um ato criador, uma energia que alimenta, renova ou destrói circunstâncias. Desconhece que tudo o que é produzido, é criado a partir das palavras e que sempre se vive a experiência criada.

Temos a palavra para nos lembrar de que ela é um recurso infalível para identificar o que é ruim e o que é bom.

Antes, temos o sentimento que as palavras nos dão. Depois de um sentimento aprendemos a escolher com que palavras é mais interessante nos dirigir à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário